Introdução da temática do curso a partir da discussão proposta no Exercício 1.1 – O que é avaliar? Por que avaliar? Para que avaliar? O quê avaliar? Como avaliar? A linha do tempo dos processos nacionais de Avaliação de Larga Escala, A ANA, a ANEB e a Prova Brasil – análise comparativa. Matrizes de Referência de Matemática para o SAEB, Construção das escalas de proficiência do SAEB e da Prova Brasil; o IDEB. A Provinha Brasil e seus desdobramentos, O ENEM, o ENCCEJA, o SISU e a política de inclusão social nas instituições de ensino superior, O SINAES – contextualização, terminologias; o ENADE – matrizes de referência; Indicadores associados ao SINAES – CPC, Nota dos concluintes no Enade e o Conceito Enade, Ajuste de curvas pelo método dos mínimos quadrados e modelos de regressão linear – aplicação ao cálculo do IDD, Cálculo do IGC, dos conceitos de curso e de instituição, A teoria de resposta ao item – interpretação do modelo de três parâmetros, Comparação com a teoria clássica, Exemplos de aplicação da TRI, Construção da escala de proficiência usando a TRI, Estimação dos parâmetros dos itens na TRI – cálculo das equações de estimação, Aplicação do método de Newton-Raphson, Estimação das habilidades na TRI, Comparação de escores, Discussão sobre contextualização, interdisciplinaridade, classificação dos itens quanto ao formato; diferença entre medir e avaliar; conceito de competência, Estrutura básica de um item de múltipla escolha – recomendações gerais; itens de complementação simples, de interpretação, de resposta única, de resposta múltipla, de asserção razão e itens abertos: recomendações específicas, Oficina de elaboração e revisão de itens de acordo com as técnicas, Avaliação da aprendizagem em sala de aula: um meio para regular a aprendizagem dos alunos.